CATARATA
As lentes intraoculares são lentes artificiais que substituem o cristalino que foi opacificado pela catarata. São transparentes como o cristalino e, na sua maioria, flexíveis. Hoje em dia, além de restabelecer a qualidade da visão do paciente com a remoção da catarata, as lentes intraoculares podem corrigir também erros de refração como a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
Existe diferença entre as Lentes Intraoculares?
O tratamento cirúrgico é indicado para pacientes que tem catarata e apresenta ótimos resultados. Na cirurgia, a catarata é removida e é implantada uma lente intraocular (prótese de alta qualidade) específica no lugar do cristalino, que ficará dentro do olho pelo resto da vida do paciente. Por essa razão, é essencial que o paciente escolha um especialista em catarata experiente que ofereça segurança na cirurgia e um resultado satisfatório a longo prazo.
O paciente é liberado no mesmo dia, mas não deve apertar os olhos ou coçar e evitar ambientes com poeira ou que causem infecção ocular. A visão pode ficar embaçada e costuma melhorar bem após cinco dias, mas, atividades leves como assistir TV, ler, usar o computador ou mandar mensagem no celular já podem ser feitas no mesmo dia da cirurgia.
Qual é o tratamento?
A evolução da catarata é classificada conforme sua opacidade, que geralmente acompanha mudança de cores e tem correspondência com sua dureza, alteração que influencia na cirurgia. Quanto mais avançada a catarata, maior a densidade e dureza, sendo necessário usar maior energia para sua remoção, motivo pelo qual evita-se aguardar estágios muitos avançados.
Como é sua evolução?
O que é Catarata? Quais são os sintomas?
Catarata é a doença ocular que mais causa cegueira no mundo e de certa forma muito popular, por ser muito conhecida e divulgada. A catarata ocorre quando o cristalino piora a sua transparência e torna a visão mais cinza e menos nítida que o normal. Os maiores fatores de risco para o desenvolvimento da doença são: idade avançada, doenças sistêmicas e diabetes.
Os sintomas mais comuns são: visão embaçada, cores menos nítidas, dificuldade para enxergar no escuro, visão dupla, ofuscamento da luz e troca frequente das lentes ou óculos, dentre outros. Ao notar esses sintomas procure o seu oftalmologista para fazer uma avaliação.
é a combinação de deixar o melhor foco das lentes monofocais, diferente de cada olho, sendo um dedicado para longe e outro para a média distância. Enquanto um olho é melhor do que o outro para longe, o mesmo é embaçado para perto e vice-versa. Apesar de reduzir o uso dos óculos, não dispensa seu uso para perto e para atividades de alta precisão para longe, na maioria das vezes. É esperado um período de adaptação para combinar as duas imagens.
Monovisão ou Báscula:
As lentes tóricas são lentes desenhadas mais especificamente para quem apresenta astigmatismo antes do procedimento. Estas lentes podem corrigir a visão astigmata no pós-cirúrgico, diminuindo significativamente a necessidade de óculos de correção para enxergar bem. Essa propriedade pode estar incorporada tanto nas lentes monofocais como nas bifocais, Trifocais e foco Estendido.
Lentes Tóricas (monofocais ou multifocais):
São as mais novas lentes intraoculares desenvolvidas com o avanço da tecnologia. Funciona como uma lente bifocal, mas com um ponto de foco a mais, ou seja, esta lente pode corrigir simultaneamente a acuidade visual de três distâncias: perto, intermediária e longe.
Lentes Intraoculares Trifocais:
São lentes que podem fornecer soluções de visão para pacientes com presbiopia e catarata, pois transmitem a luz em várias distâncias, criando um foco alongado. Ela proporciona uma boa visão intermediária com alguma visão de perto e menor incidência de brilhos e halos, além de menor perturbação da visão de distância do que uma verdadeira lente multifocal.
Lentes de foco estendido:
As lentes monofocais são desenhadas para corrigir a acuidade visual de apenas uma das distâncias: para perto ou para longe. Por isso, são indicadas especialmente para os pacientes que usavam óculos para a correção de miopia (que compromete a visão para longe) ou hipermetropia (que compromete primariamente a visão para perto). Com o implante destas lentes, há uma diminuição significativa na dependência dos óculos para enxergar com qualidade, dando liberdade e conforto ao paciente
Lentes Intraoculares Monofocais:
Lentes Intraoculares Bifocais:
As lentes bifocais são assim chamadas porque fazem a correção simultânea da acuidade visual das visões para perto e para longe. É uma lente que tem uma estrutura peculiar: diferente das lentes monofocais, ela apresenta 2 pontos de foco diferentes, que são os responsáveis pela correção das distâncias (perto e longe). Esta lente pode diminuir significativamente a dependência de óculos no pós-cirúrgico.
Informações
Buscamos um alto nível de satisfação em nosso atendimento, atuamos com metodologia de ponta para atender um mercado exigente.
Horário de Funcionamento
De seg. a sex. das 8:00 às 18:00hs
Sábado das 8:00 às 12:00hs
Localização
SGAN Quadra 608, Conjunto F, Bloco 2, Salas 1,2 e 4, Edifício Life, Asa Norte, Brasília – DF, CEP 70830-356